Auxílio Financeiro ao Estudante (Mestrado/Doutorado)
O auxílio financeiro ao estudante contempla participação em eventos científicos e trabalhos de campo.
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📝Solicitação de Auxílio Financeiro
📑Informações Gerais
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Prazo final para solicitações: até 10 de outubro de 2025
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Período contemplado: eventos ou saídas de campo realizadas até abril de 2026
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Pagamento: prazo médio de 30 dias corridos após a solicitação. Recomenda-se enviar os pedidos com antecedência mínima de 30 dias
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📎Observações Importantes
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A coordenação poderá liberar até 2 diárias por mês para trabalhos de campo (sujeito a análise).
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Não há recursos para eventos internacionais. Nestes casos, poderá ser solicitado custeio parcial.
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Todos os pedidos serão analisados pela coordenação do PBMAC antes do encaminhamento à PROPPI.
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⚠️Critérios
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- Envio da documentação completa dentro do prazo.
Abaixo encontra-se a lista de documento que deverão ser enviados via e-mail para a secretaria pbm.egb@id.uff.br
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Solicitação de Auxílio para Eventos Científicos
📌 Enviar os arquivos separados (1 PDF para cada item). Não enviar links.
1. Formulário de solicitação
(assinado pelo aluno, orientador e coordenador – inserir assinatura digital GOV.BR)
2. Declaração de regularidade de matrícula
É necessário apresentar esta declaração atualizada. Você pode obter através do SISPÓS: clique aqui
3. Carta de aceite/convite do evento
É necessário a apresentação deste documento assinado. Solicite para a administração do evento.
4. Folder/apresentação do evento
É necessário o envio de um informativo (folder) do evento contendo a data e o nome do evento.
5. Documento oficial da taxa de inscrição
É necessário apresentar documento oficial da taxa de inscrição. Não pode ser o comprovante de pagamento. Se no documento estiver em moeda estrangeira, enviar conversão.
(Este item só será necessário se solicitar recurso para taxa de inscrição)
6. Solicitação de passagens
É necessário apresentar documento que informe o valor da passagem. Não será aceito comprovante de pagamento.
O aluno deverá chegar à cidade destino a partir do dia imediatamente anterior ao início do evento(caso o inicio do evento seja pela manhã) e deverá retornar até o dia imediatamente ao fim do evento, conforme determinação legal.
(Este item só será necessário se solicitar recurso para passagens)
7. Orçamento de diárias
É necessário apresentar orçamentos para a diária (obtidos em sites ou por e-mail), conforme a tabela de valores de diárias.
O aluno deverá chegar à cidade destino a partir do dia imediatamente anterior ao início do evento (caso o inicio do evento seja pela manhã) e deverá retornar até o dia imediatamente ao fim do evento, conforme determinação legal.
(Este item deve ser preenchido apenas quando houver solicitação de recursos para diárias relacionadas a hospedagem ou outros serviços cujo custo exija justificativa de escolha.)
Solicitação de Auxílio para Trabalho de Campo
📌 Enviar os arquivos separados (1 PDF para cada item). Não enviar links.
1. Formulário de solicitação
(assinado pelo aluno, orientador e coordenador – inserir assinatura digital GOV.BR)
2. Formulário de plano de trabalho de campo
(assinado pelo aluno, orientador e coordenador – inserir assinatura digital GOV.BR)
3. Declaração do orientador
(assinado pelo orientador – inserir assinatura digital GOV.BR)
4. Declaração de regularidade de matrícula
É necessário apresentar esta declaração atualizada. Você pode obter através do SISPÓS: clique aqui
5. Autorização para o trabalho de campo
É necessária a apresentação de documento de autorização para o trabalho de campo, emitido pelo órgão ambiental (geralmente em nome do orientador).
6. Solicitação de passagens
É necessário apresentar documento que informe o valor da passagem. Não será aceito comprovante de pagamento.
(Este item só será necessário se solicitar recurso para passagens)
7. Orçamento de diárias
É necessário apresentar orçamentos para a diária, conforme a tabela de valores de diárias.
(Este item deve ser preenchido apenas quando houver solicitação de recursos para diárias relacionadas a hospedagem, transporte ou outros serviços cujo custo exija justificativa de escolha.)
📧 Orientações para envio por e-mail
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Título do e-mail:
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AUXÍLIO ESTUDANTE_Trabalho de campo_nome do aluno. (Para trabalho de campo)
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AUXÍLIO ESTUDANTE_evento científico_nome do aluno. (Para evento científico)
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Nome dos arquivos: nome do documento_nome do aluno. (Exemplo: Formulario de Solicitação_João Pedro)
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Todos os documentos devem ser encaminhados em 1 único e-mail. O não cumprimento desta orientação poderá resultar na recusa da solicitação.
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💵 Prestação de Contas
Após a realização do evento ou trabalho de campo, o estudante deverá encaminhar a prestação de contas em até 5 dias úteis.
A prestação de contas deve estar preenchida digitalmente e devidamente assinada.
🧾NÃO SERÃO ACEITAS PRESTAÇÕES COM CORREÇÕES EM CANETA.
Abaixo encontra-se a lista de documento que deverão ser enviados via e-mail para a secretaria pbm.egb@id.uff.br
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Prestação de Contas de Auxílio para Eventos Científicos
📌 Enviar os arquivos separados (1 PDF para cada item). Não enviar links.
1. Formulário de prestação de contas
(assinado pelo aluno e coordenador – inserir assinatura digital GOV.BR)
2. Certificado de apresentação de trabalho no evento
É necessário apresentar o certificado de apresentação de trabalho no evento.
3. Comprovante de pagamento da taxa
É necessário a apresentação do comprovante de pagamento da taxa.
(Este item só será necessário se solicitou recurso para taxa de inscrição)
4. Bilhete de embarque das passagens de ida e volta
É necessário apresentar todos os bilhetes de embarque.
(Este item só será necessário se solicitou recurso para passagens)
5. Recibo das diárias
É necessária a apresentação de todos os recibos obtidos a partir da diária (alimentação, hospedagem, etc) em um único documento.
(Este item só será necessário se solicitou recurso para diárias)
Prestação de Contas de Auxílio para Trabalho de Campo
📌 Enviar os arquivos separados (1 PDF para cada item). Não enviar links.
1. Formulário de prestação de contas
(assinado pelo aluno e coordenador – inserir assinatura digital GOV.BR)
2. Declaração da realização de trabalho de campo do local
Deverá ser entregue uma declaração/comprovação do local onde foi realizada a pesquisa, informando a data de realização, contendo informações do aluno, período da pesquisa, identificação do local.
3. Bilhete de embarque das passagens de ida e volta
É necessário apresentar todos os bilhetes de embarque.
(Este item só será necessário se solicitou recurso para passagens)
4. Recibo das diárias
É necessária a apresentação de todos os recibos obtidos a partir da diária (alimentação, hospedagem, etc) em um único documento.
(Este item só será necessário se solicitou recurso para diárias)
⚠️Caso NÃO tenha utilizado TODO o valor do auxílio
É OBRIGATÓRIA a DEVOLUÇÃO do que SOBROU!
Abaixo encontra-se a lista de documento que deverão ser enviados via e-mail para a secretaria pbm.egb@id.uff.br
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Informar o motivo da devolução
Anexar uma carta COM ASSINATURA DIGITAL informando o valor recebido e o valor a ser devolvido.
GRU - Guia de Recolhimento da União
Deverá ser emitida uma GRU e encaminhada ao aluno para realizar o pagamento.
Comprovante de pagamento de GRU
É necessário apresentar o comprovante de pagamento da GRU.
📧 Orientações para envio por e-mail
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Título do e-mail:
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PRESTAÇÃO DE CONTAS_AUXÍLIO ESTUDANTE_Trabalho de campo_nome do aluno. (Para trabalho de campo)
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PRESTAÇÃO DE CONTAS_AUXÍLIO ESTUDANTE_evento científico_nome do aluno. (Para evento científico)
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Nome dos arquivos: nome do documento_nome do aluno. (Exemplo: Formulario de Prestacao de Contas_João Pedro)
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Todos os documentos devem ser encaminhados em 1 único e-mail.
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